sábado, 5 de março de 2011

O CERTO E O ERRADO



                          O CERTO E O ERRADO!

  Um belo dia, o velho professor e sábio da aldeia, fez um desafio aos seus alunos, defronte da árvore, mais torta que existia nesse lugar:
    - Quem conseguir desenhar esta árvore como pensam que ela é, ganhara um prémio!
  Todos eles meteram mãos ao trabalho. Fizeram o melhor que sabiam, o mais certo que imaginavam e desenharam a imagem mais bonita em que ela se transformava várias vezes, durante as estações do ano.
  Quando acabaram, o velho professor reuniu e admirou todos os desenhos. Qual deles estava mais lindo e mais perfeito, mas existia algo que não correspondia realmente, faltava-lhe a própria essência, a verdadeira raiz, aquela que faziam dela uma árvore deveras linda e perfeita, mas torta.
  - Está errado quando queremos endireitar algo que nasceu assim, torto, como esta árvore porque forçando-a a endireitar-se, pudemos racha-la e com isso ela morrerá e, assim, nunca mais nos dará as flores nem os frutos que ela nos tem oferecido!
  Diz ele ao mostrar os desenhos que a maioria deles fizera com a árvore direita, mas continuando e apontando-a, disse:
   - A árvore genuínamente verdadeira está ali sem tirar nem pôr, torta, o errado está em querer modificar algo, simplesmente, porque o nosso pensamento o exige. Nada nem ninguém é igual, a diferença existe e temos que saber respeitá-la e essa diferença faz dela uma árvore única com a sua beleza e utilidade. O certo está em oferecer-mos ajuda e oportunidades sempre que nos pedem, mesmo sem falar…

Sem comentários: